quarta-feira, 31 de março de 2010

Vogue - 20 anos

VOGUE NO VMA'S 1990 - UM CLÁSSICO, PARA SEMPRE


Em 1990, no auge da música Vogue, Madonna fez mais uma performance no VMA's, da MTV, no tempo que era bom e interessante assistí-lo, mas superou todas expectativas e a si mesma, coisa que ela faz até hoje (!).



Em uma apresentação extremamente teatral, além daquilo que se fazia na época, quase tão grande e surpreendente quanto Pink Floyd, mas num palco de teatro, Madonna encarnou um personagem e tornou realidade uma época passada pra apresentar um hit do presente.

Sim foi playback, era uma simulação de que ela estava cantando naquele palácio com aqueles membros, ou não, de uma corte. De uma rainha que era ela.
Madonna foi buscar inspiração numa versão sua do passado.
Sim!
Madonna não foi a única a escandalizar os costumes, né?


Marie Antoinnete foi a famosa rainha da França que por agir fora dos costumes de seu tempo e de ter menos limites e AMAR aparecer, acabou decapitada.

Então, como Madonna é a rainha despudorada do nosso tempo, foi vestida como Maria Antonieta que cantou Vogue, com poses diferentes na coreografia, adaptada, claro, para toda aquela roupa, e a adição dos maravilhosos movimentos com leques, que até levantam gritos da platéia estupefata pela grandiosidade do momento, que trouxe até algumas críticas mais negativas, que diziam que Madonna estava querendo ser muito maior que os outros artistas da noite e que era superficial tanta produção para eclipsar a performance vocal, que nem houve.





Mas de quem é que todo mundo lembra hoje?










E essa não foi a única vez em que esse happening foi visto.


No dia seguinte ao VMA's, em 07 de setembro, no evento COMMITMENT TO LIFE IV, realizado pela APLA (AIDS PROJECT LOS ANGELES) , em favor das pessoas que sofriam com o HIV, Madonna ganhou o prêmio COMMITMENT TO LIFE,pela maneira como "advogava" em favor dos homosexuais e da sexualidade livre de preconceitos e respeitosa pela vida.

E encerrou a noite com essa performance.
Para uma platéia de muita sorte.
Não há registros conhecidos dessa performance, mas claro que algum esperto deu um jeito:








Mais uma vez Madonna mostrou que sabia fazer pop. E com conteúdo. Usou a história, uma personalidade, um estilo fora do nosso tempo, para fazer arte.
E ainda tivemos a sorte de ter essa performance adicionada á primeira coletânea de vídeos dela, a The Immacullate Collection.



Já em 2004, Madonna mais uma vez se liga á essa figura do passado para mais uma vez nos brindar com Vogue.













Um clássico de todas as possibilidades.

terça-feira, 23 de março de 2010

Vogue - 20 anos

VOGUE NAS TOURS DE MADONNA

1990 - Blond Ambition Tour


Em 1990 Madonna saiu em turnê pela terceira vez e realizou um espetáculo histórico, tido até hoje como seu maior evento, a Blond Ambition Tour.
Era época do auge de Vogue, e de seu sucesso , o mundo tremia a cada passo de Madonna e a performance da música foi crucial para fincar o alicerce do sucesso.
Vestida com seus bailarinos em trajes colados, que pareciam de dança ou academia, que revelavam as formas do corpo, davam um tom de atletismo e boa forma e eram práticos, Madonna executou ao máximo os movimentos marcados, flexíveis e glamourosos da dança, em um palco “decorado” com imagens de Tamara de Lempicka, escadarias e dançou livremente, fez muita pose mesmo, e o mundo todo imitou (tentou, né) as mãos e os braços que evocavam a adoração da beleza da good face.









1993 - The Girlie Show



Na The Girlie Show Tour, após duas músicas de erotismo e provocação Madonna vem com uma versão totalmente nova de Vogue, toda baseada em sons orientais, toques indianos e uma coreografia inspirada nas imagens das divindades hindus, mais precisamente nas mãos e nos múltiplos braços.
Com um adorno na cabeça e um top e um shorts, Madonna estava cercada de bailarinos que a louvavam e erguiam como uma deusa.









2004 - Re-invention Tour


Vários anos após o sucesso estrondoso de Vogue, em sua quinta turnê, a Re-invention Tour, Madonna fez uma releitura da apresentação marcante de 1990, com ares de realeza, como uma dança em um palácio.
Começando com poses de yoga, que lhe renderam páginas inteiras de jornais surpresos com aquela pose em uma mulher de 46 anos, a coreografia seguia com roupas leves baseadas em épocas de reinados e cortes, dançarinos que a reverenciavam, movimentos diferentes para homens e para mulheres. Com vídeos exóticos de Steven Klein ao fundo Madonna até andou de cabeça para baixo em pose de ponte, vestida em corpete dourado de Christian Lacroix.








2008/2009 - Sticky & Sweet Tour


Em seu espetáculo mais recente, a Sticky & Sweet Tour, de 2008 e 2009, Madonna mais uma vez trouxe novidades á música e criou uma Vogue totalmente nova, com o instrumental de 4 Minutes, sucesso mais recente até então.
Com uma roupa mínima e seus dançarinos com menos ainda, com roupas muito semelhantes á performance que Kylie Minogue fez da música em 2007 de leve inspiração fetichista, Madonna dessa vez fez alguns movimentos de uma dança moderna chamada Techtonik, moda entre joves fãs da música eletrônica na Europa.
O vídeo que acompanha a música trazia a beleza do rosto acompanhada do relógio que marca a passagem do tempo até para essa beleza.
Solta e ainda jovem, Madonna cantou ao vivo, e continua carregando a imagem da pose e do glamour, rumo a mais uma tour mundial...







De um apaixonado por Vogue, que a tem como sua música preferida.






Fim da parte 3

terça-feira, 16 de março de 2010

Na capa de uma revista










Vogue, a revista de moda mais importante, conceituada, respeitada e glamourosa do mundo. Publicada em 18 países e uma região, surgiu em 1892.



Madonna, a artista feminina mais importante, conceituada, respeitada e glamourosa do mundo.
Já colocou álbuns no topo das paradas em mais de 40 países,nasceu em 1958.


Na capa de VOGUE, revista de mesmo nome de um de seus maiores sucessos, Madonna registrou sua imagem de várias maneiras e épocas, apareceu com vários estilos e cabelos, merecendo ser uma musa da moda e da imagem de poder feminino, de beleza e atitude, que uma capa de Vogue precisa ter.




terça-feira, 9 de março de 2010

Vogue - 20 anos




O vídeo de Vogue foi filmado em 09 e 10 de Fevereiro de 1990 em estúdio na Califórnia. Dirigido por David Fincher, homenageava as grandes estrelas do cinema do passado, as belas poses e faces, as imagens icônicas da moda e do glamour, da beleza, era uma celebração ao poder da imagem, da bela imagem, aquela que fica gravada na memória das gerações.

O resultado do vídeo foi justamente esse. Já na época foi considerado o melhor clipe de Madonna, um dos melhores de todos os tempos, foi indicado a Vídeo do Ano no VMA, e até hoje é dos mais lembrados de sua carreira.









Nele podemos reconhecer uma imagem clássica de Horst P. Horst, importante fotógrafo, Marylin Monroe, Verônica Lake, quadros de Tâmara de Lempicka no cenário e os bailarinos de Vogue que Madonna tanto admirou.

A própria Madonna passa a ser uma musa além do tempo neste vídeo, é como se ela já fizesse parte desse rol de grandes nomes e hoje sabemos que ela já faz. Estes aparecem fazendo a famosa dança, que por causa desse vídeo tornou-se conhecida, mesmo que não tenha sido o primeiro a mostrar os passos de voguing (como era chamada a dança, própriamente dita). Outros artistas da house music e da música eletrônica já estavam utilizando essa “nova tendência”, mas como Madonna estava no auge da popularidade, o fato dela ter feito o vídeo fez parecer que foi ela quem criou, descobriu ou lançou oficialmente o estilo.









A filmagem em preto e branco combinou exatamente com o glamour da Hollywood do passado e das fotografias clássicas que eternizaram divas e astros.

Há cenas onde os seios de Madonna aparecem por baixo da blusa rendada e a MTV queria reeditar o clipe (!) para poder exibí-lo, mas é lógico que Madonna não permitiu.

Além disso a presença de bailarinos explicitamente gays e afeminados fez a ligação com o público que mais se identifica com ela, aproxima a rainha da liberdade de expressão a quem tanto disso necessita, assim ela mostra que está do lado dos gays e que eles são livres.

Suas backing vocals Donna DeLory e Niki Harris também ganham maior espaço e passam a formar um trio com ela.







Duas décadas depois, ela é a própria imagem de VOGUE. Tão clássica e ícone quanto Greta Garbo, Monroe, Dietrich and DiMaggio...





Fim da parte 2

terça-feira, 2 de março de 2010

Vogue - 20 anos




Um sucesso de Madonna que atravessa as décadas, conhecido por quase todo o mundo, que assim que ouve na hora começa a fazer umas poses estranhas pra imitar a dança. E é isso que a música manda fazer. Faça uma pose!



Vogue foi lançada como single em 21 de março de 1990 (sim, há 20 anos).





E uma música que traz muitas histórias, ótimas referências e o foco naquilo que é sempre meu objetivo de pesquisa: a imagem.





A imagem de Madonna, dos artistas, a maneira como uma pessoa fica gravada na memória e na história.

Pose, face, Vogue.





No período talvez de maior sucesso da carreira, após a polêmica de Like a prayer, um disco aclamado como o melhor de sua carreira, um casamento escandaloso e shows espetaculares, Madonna precisava se manter no topo e subir ainda mais.






Prestes a lançar o single para a faixa Keep it together, do disco Like a prayer, Madonna e Shep Pettibone começaram a pensar em uma faixa boa e dançante para ser o lado-b do single.

Madonna já havia conhecido Vogue, nas discotecas gays de Nova York, onde presenciou José e Luis, de um grupo chamado House of Xtravaganza em uma apresentação na Sound Factory, com sua amiga Debi Mazar. Madonna viu os dançarinos e pediu pra que eles fizessem uma apresentação fechada, só para ela. Ordem cumprida, Madonna não só decidiu que utilizaria aquilo como parte de sua música, como acabou contratando Jose e Luis para o vídeo da música...






O estilo de dança Vogue baseia-se nas poses de modelos nas páginas da revista de moda mais importante do mundo, em movimentos complexos, alongados, marcados e rápidos, tendo um pouco de influência do hip-hop e break e não é só praticado por gays. Até hoje existem campeonatos de Vogue, que já se divide em estilo clássico e mais moderno.






Como o resultado ficou excelente, os executivos da Warner decidiram que a música deveria ter um single próprio.

Como neste período Madonna já estava envolvida na produção de Dick Tracy, mesmo não tendo nada a ver com o filme, Vogue foi incluída no álbum inspirado pelo filme.









Fim da parte 1.



segunda-feira, 1 de março de 2010

Mother and son


Foto publicada na revista VOGUE em 2004.
Por Steven Klein.


















A mamãe pop-star segura seu filhinho. Ensaiando para uma nova turnê, prestes a entrar na estrada, rodar o mundo e ser adorada por milhares de pessoas, a mamãe ainda tem tempo para ver se as crianças estão bem e para exigir que cuidem bem delas.




Não é isso que se espera de uma mãe?
Steven Klein retratou nos bastidores dos ensaios os momentos clássicos de Madonna, se preparando exaustivamente (para ela e para os outros) e ainda tendo no colo seu pequeno filho, tão alheio ainda a tanta coisa, sem noção de que está sendo carregado no colo pela mulher mais famosa do mundo. E que saiu nuazinha fazendo sexo com homens e mulheres em um livro.
É isso que se espera de uma mãe?




"I've got to save my baby, because he makes me cry"




Supostamente Madonna fala de Rocco na faixa Intervention, do disco American Life, seu novo bebê, que não sabemos por qual motivo, não mereceu uma música toda para ele, como a adorada Lola.
Será que ele vai reclamar disso um dia?



Mas nesta foto vemos simplesmente a mãe e seu bebê.
"Calma que a mamãe já brinca com você."